quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Uma viagem no Tempo - Parte 2







Após o merecido descanso e um café reforçado, colocamo-nos rumo a primeira visita do dia. O sítio arqueológico de São Nicolau. Nesta pequena e pitoresca cidade temos duas atrações. A primeira é o Sobrado dos Silva. Segundo a história neste lugar começou o Rio Grande do Sul civilizado. Após a queda dos 7 povos das missões, a região precisou ser colonizada e a família Silva foi uma das famílias que repovoaram a região. É uma construção feita em pedra, tipo sobrado, com um terraço e uma visão previligiada da região, tendo uma vista de 360 graus, bem situado em uma coxilha. A segunda atração são as ruínas da Missão Jesuítica. Esta fica em plena praça, não restou mais que uma parede e algumas pedras, nas posições onde se encontravam as casas dos padres e as oficinas. O caminho até a cidade é bem sinalizado, fica distante de São Miguel das Missões uns 50km.
Nossa segunda parada é no Sítio arqueológico de São Lourenço Mártir, este possui mais atrativos, e as ruínas são mais completas e conservadas. A entrada principal da igreja já não existe mais, mas as paredes laterais, nos dão noção do tamanho dela. Os sítios abrem às 09:00hs da manha e fecham às 17:00hs. Uma coisa interessante sobre esta parada é que há um cemitério dentro do perímetro que a redução Jesuítica compreende.
Saindo desta aula de história a céu aberto uma para estratégica no hotel para trocar os calçados, pois no fim de semana em que estávamos por lá, choveu o sábado todo, e o mais interessante é que toda vez que chegavámos em uma redução, a chuva estiava e conseguíamos fazer a visitação, entretanto, ao sair a chuva recomeçava, era como se Deus nos recompensasse pelo esforço de sair com aquele clima.
Nossa penúltima para antes do final do dia foi o sítio arqueológico de São João Batista, neste encontramos mais completas as informações. Neste lugar teve inicio a siderurgia no estado. As ruas, a igreja e outras dependências são bem demarcadas. O acesso é por uma estrada de chão batido que mesmo com chuva é bem estável para transitar. Fica distante de São Miguel das Missões apenas 18km, mas se você for pelo asfalto sua distância fica em 42 km.
Mas o ponto alto do dia fica por conta do espetáculo de Sons e Luzes, que acontece nas ruínas de São Miguel Arcanjo.A maior das reduções jesuíticas. Recomendo que se veja o espetáculo antes de visitar o sítio. Durante o espetáculo temos narrada a história dos índios e sua dizimação. A história é contada pela catedral e pela "Mãe terra" fazendo um ponto e um contra-ponto sobre os fatos ocorridos e evocam personagens da época para que estes contem todo o ocorrido. Após a aula de história sob um frio de congelar os ossos, uma pizza com um vinho estilo colonial, importado de Bento Gonçalves.
Depois de um dia desses, só resta o retorno ao hotel pois no dia seguinte a viagem no tempo continua.
Recomendo a todos esta viagem, fomos palco de uma parte da história que por muitos é desconhecida.
Bem por hoje ficamos por aqui, na próxima parte falarei sobre a redução de São Miguel Arcanjo e Santo Angelo Custódio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário