quarta-feira, 8 de maio de 2013

Termas de Nova Prata

Olá pessoal! Uma dica muito boa de passeio , são as Termas em Nova Prata. Nova Prata fica distante de Porto Alegre cera de 180km, seguindo pela serra em direção à Bento Gonçalves. Subindo a serra temos no caminho Bento Gonçalves, Veranópolis, Vila Flores e então Nova Prata. É um passeio muito gostoso de se fazer. O acesso ao parque é fácil e bem sinalizado. Quando fiz esta viagem, ao invés de subir a serra, procurei uma alternativa de caminho. Saí de Cachoeirinha, seguindo por Lajeado, Encantado, parando em Guaporé para dar uma olhada nas lojas de Langerie e Pedras Preciosas, não esquecendo também de visitar o Cristo Redentor, que proporciona uma vista maravilhosa de toda a região. Voltando para a estrada parei em Serafina Correa para almoçar em uma Galeteria que há no trevo de acesso da cidade. Logo seguida já estava no entrocamento entre as estradas RS 129 e RS 324. Neste ponto deve-se pegar à direita em direção à Bento Gonçalves, pois Nova Prata fica então na descida da serra. Esta volta é maior do que se fosse via serra. No caso de optar-se pela ida por Bento, sugiro o almoço em Veranópolis no restaurante Mirante da Serra. Obra interessante inspirada na Canadian Tower de Toronto no Canadá. O grande atrativo é que enquanto a pessoa faz sua refeição pode curtir a Torre dando uma volta de 360 graus, e a comida é maravilhosa. Bem já deu pra notar que este passeio não é para um dia só, daí fica a dúvida "onde se hospedar?". Tenho duas sugestões: Para quem quer maior conforto sugiro que fique em Nova Prata que conta com uma boa rede de hotéis. Entretanto se você quer aliar um bom lugar para ficar com preços acessíveis, recomendo que se hospede na cidade de Protásio Alves. Uma cidade muito Pitoresca, distante certa de 18km de Nova Prata. Quando fui visitar as Termas, fiquei em Protásio Alves, e hospedei-me no Hotel-Pousada Por do Sol (visite o site). Hotel novo, muito aconchegante, bem acessível no tarifário. Quanto onde comer na cidade lembro que fui à uma pizzaria ( a única na cidade), lembro que gastei R$30,00 para eu e minha esposa jantarmos.Claro que agora possa haver uma diferença em virtude do aumento das matérias primas, enfim, mesmo assim vale a pena. A cidade é pequena e bucólica, pode-se caminhar e viver a nostalgia de um lugar tranquilo, sentando em um dos bancos da praça central da cidade. A programação para o dia é claro que esta em visitar e aproveitar os benefícios das águas termais. Lá no parque há um restaurante que é muito bom, encontramos uma trilha fácil de percorrer e com diversas espécies de bromélias. O interessante de se fazer um passeio assim, é ir parando e conhecendo as cidades que ficam na rota. Se você subir por Lajeado, optando por uma distância maior, pode descer por Bento Gonçalves, encurtando o caminho. Nestas paradas aumentamos nossa bagagem cultural, trocamos experiências com os moradores locais e descobrimos em cada parada um pouco da história deste estado. Espero que tenham gostado desta dica. Se quiserem mai detalhes é só perguntar!! até a próxima.