Bom dia pessoal,
saudades de vocês, saudades de compartilhar lugares que aí estão para nos deixarem radiantes com suas belezas e também com sua simplicidade e aconchego.
Hoje vamos ao estado vizinho de Santa Catarina.
vamos começar pelo fim, ou seja, do ponto mais distante, para o ponto mais próximo do nosso estado, nossa amada querência.
Vamos partir do famoso e chique, Balneário Camburiú. Onde a dica não é de passeio, pois creio muitos já foram até lá, mas para quem ainda não se aventurou pelas maravilhas do litoral de Santa Catarina, não perca a oportunidade.
A dica aqui é um pequeno restaurante situado na Av. Atlântica,1576 . O nome deste pitoresco lugar é Dom Henrique. Com pratos preparados por Carlos Artur, Chef Português. Alia a boa gastronomia mediterrânea ao bom gosto brasileiro. Os preços também são o atrativo deste aconchegante restaurante.
O atendimento supervisionado pelos proprietários Marcelo e Tatiana, é executado por equipe experiente e simpática. Que não mede esforços para deixar o cliente satisfeito. Além de as mesas receberem constantemente a visita de seu Chef Carlos , para vereficar em loco o grau de satisfação da clientela. Sem falar no chopp gelado para aliviar as noites quentes. Para aqueles que querem um petistco apenas, fica a dica a famosa Francesinha do Porto, mas para aqueles que querem algo mais refinado a carta é bem variada. Voltarei lá com certeza...
Bem , mas voltemos para a BR 101, ou como dizem por ai a BRIOI... peguemos o rumo sul. Agora nosso destino é a pequena cidade de Nova Veneza, distante a 12km de Criciúma. Aí temos dois modos de chegar, um mais romântico, passando por cidades pequenas e outro mais direto, e igualmente interessante.
Para quem se desloca no sentido RS/SC pela 101, pode entrar em Araranguá, e seguir as placas que dão indicação para as cidades de Meleiro e Forquilhinhas. Ao chegar no trevo de Meleiro, siga à direita para Forquilhinhas, SC447, a estrada é quase toda ela ladeada por lavouras de arroz, mas nos dá a oportunidade de conhecer a região, passando por cidades e pequenas localidades. Já o caminho por Criciúma, é mais direto, além de a estrada não estar em boas condições, com muitos buracos e movimento intenso, tanto de carros quanto de caminhões.
Nova Veneza, foi a primeira cidade projetada para receber imigrantes italianos. Que começaram a chegar no ano de 1891. Para adquirir os lotes, os imigrantes o poderiam fazer tanto pagando em espécie quanto pagando com seu trabalho, ajudando a construir as casas de outros imigrantes.
Nova Veneza pertencia a o município de Araranguá e posteriormente a Criciúma e na década de 50,mais precisamente em 1958 emancipou-se. Também é conhecida como a capital da Gastronomia Italiana, e tudo na cidade gira em torno do idioma italiano.
Os italianos que para ali imigraram eram oriundos de Veneza, Belluno e Bergamo. Trazidos pelo Italiano erradicado norte americano Miguel Napoli, que fundou a empresa Angelo Fiorita & Cia, responsável pela vinda dos imigrantes. Já deixando os acessos à cidade e os lotes previamente demarcados, em janeiro de 1891, ano em que os imigrantes começaram a chegar.
No município encontramos além de restaurantes típicos, várias vinícolas. Como não tinha muito tempo, fui conhecer uma delas, a Vinicola Borgo, que na realidade fica no município de Siderópolis, e distante do centro de Nova veneza uns 10km. Para meu azar a vinicola estava fechada para visitação, ficando somente as fotos para referência.
Retornando para o almoço, almocei no centro da cidade , ao lado da praça da Gôndola, no restaurante Veneza. Possui pratos tipos italianos, ao preço de R$ 28,00. Inclui a tradicional Fortaia, dois tipos de pastas, grelhados , saladae outras iguarias da cozinha tradicional italiana, além de sobremesa. Os pratos são repostos na mesa conforme a demanda, basta chamar o atendente e pedir.
Após o almoço uma volta na praça da Gondola e é claro muitos clicks dentro e fora dela.
Outro ponto a ser visitado são as casas de pedras. Ficam distantes do centro da cidade uns 3km, parte em estrada calçada e outra em estrada de chão, porém em boas condições.
A visitação tem um custo de R$4,00 por pessoa e é acompanhada por um guia que nos coloca a par da história de seus donos e da propriedade. Curiosidades como o tempo de construção também estão no script.
Retornando para a BR 101, sigamos por ela até o municipio de Passo de Torres, onde o point fica por conta de um Barzinho montado todo em Containers. Este barzinho fica no balneário de Miratorres, no caminho de Rosa do Mar e Bella Torres.
Quando você chegar no centrinho de Passo de Torres, siga costeando o rio Mampituba, até o supermercado Beira Rio, entre na rotatória a esquerda, siga por esta rua até uma bifurcação em Y, então vire a direita, depois em frente a uma Igreja da Assmbleia de Deus, vire à esquerda, e na primeira dobre a direita, então é só seguir em frente. Os Conteiners são de cor laranja e ficarão à sua esquerda. Vale a pena conferir se você estiver passando por lá. Ou se estiver em Torres veraneando.
Bom gente estas sãoas dicas de hoje, espero que tenham curtido, e se der façam estes passeios. Vão gostar.
Depois coloquem aqui os comentários.
Fiquem com as fotinhos agora, como de prache...
Tchau
















Vontade de ir agora para este passeio....
ResponderExcluirVontade de ir agora para este passeio....
ResponderExcluir